14 de out. de 2010

Como encarar à concorrência?

Compartilhando o texto de Stenberg:

Na minha opinião é que na maioria dos concursos apenas de 8% a 12 % estão realmente estudando e de forma correta, estes são os que "concorrem entre si" !

Alguns se inscrevem para todo tipo de concurso seja área jurídica, fiscal, bancária, de meio-ambiente, etc, fazendo uma verdadeira salada de informações, ou seja, no desespero de conseguir um emprego , atira para todos os lados, o resultado é o fracasso, pois dizer que passou ou melhor , escapou do ponto de corte é uma coisa, e classificar dentro do número de vagas é outra coisa.

Precisa ter uma noção clara do que se deseja, estando desempregado, precisa passar num concurso mais simples , para isso foque naqueles concursos cujas disciplinas são normalmente os direitos (admininistrativo,lei 8112 e 8666, civil, e constitucional) matemática ou raciocínio lógico, português (às vezes redação e redação oficial) e informática, além de matéria específica para o órgão ao qual está sendo pleiteado.

Necessita também de saber sobre os concursos que houveram deste órgão, se possível leia o edital anterior, verifique as disciplinas exigidas, as provas aplicadas é fundamental, qual foi a banca organizadora, como foram distribuídas o número de questões X disciplinas, o gabarito também, e a quantidade de chamados em relação ao numero original de vagas do edital (já houveram concurso com apenas 4 vagas mas que foram chamdos 108 pessoas).

O site do Ministério do Orçamento , Planejamento e Gestão é a porta das informações de um futuro concurso (www.mpog.gov.br) pois querer se preparar para um concurso quando se divulga é um erro, pois o tempo é curto, vai apenas perder tempo e dinheiro, alimentando a indústria de concursos, pois o que mais existe são materiais (apostilas) de qualidade duvidosa assim como muitos cursinhos , cujo interesse é apenas financeiro, não está nem um pouco preocupado em querer fazer você lograr êxito. São poucos os cursos de qualidade, exemplo daqui de Recife entre os mais de 30 cursos existentes, apenas 6 são de qualidade, o mesmo ocorre com editoras de apostilas, de todas existentes no Brasil, apenas umas 4 (QUATRO) realmente são de boa qualidade o restante é LIXO !!!

Outro assunto é o planejamento do estudo, após definido os concursos futuros que deseja participar, então partimos para escolher os materiais de estudo, (exemplo se for fazer área fiscal cuja banca é ESAF a parte de Direito Civil é preciso estudar pelo livro de Maria Helena Diniz pois as provas caem os exemplos e excessões constantes daqueles livros dela, há muitos que discordam, mas eu acredito, paciência!!!).Algumas bancas organizadoras já colocam bibliografia é bom fazer uma lista:

BANCA - CONCURSO NÍVEL MÉDIO/SUPERIOR -disciplinas-bibliografia

Fazer UM BANCO DE QUESTÕES POR DISCIPLINAS DA BANCA ORGANIZADORA, algumas deixam as provas no próprio site, ou garimpando em outros sites.

BANCAS: ESAF / CESPE / CESGRANRIO / FCC / NCE-UFRJ / FJPF / IPAD / UPE / etc

Outros sites com provas:

www.pciconcursos.com.br
www.obcursos.com.br
www.correioweb.com.br
www.acheiconcursos.com.br
www.infoway21.com
http://concursos.correioweb.com.br
www.balcaodeconcursos.com.br
www.vemconcursos.com.br
www.cursoaprovacao.com.br
www.espacojuridico.com

Bem, por enquanto é o que tenho a sugerir.

Bons estudos a todos, bom planejamento, envolvam sua família na sua preparação ( para que não pertubem seus estudos), não deixe de fazer alguma atividade física, e dê uma relaxada a cada 2 horas de estudo, escolha um lugar agradável para estudar, tenha ao alcance da mão os livros, apostilas e provas/simulados/etc dicionários de termos jurídicos etc, e partcipe de grupos e fóruns, você sempre encontra outros concurseiros dispostos a socializar informações.

Por fim, sobre concorrência falar o quê? Vá para a frente do espelho e pergunte-se: se está preparado para a prova do próximo domingo? se leu todo o assunto pelo menos umas 5 vezes? fez seus resumos e formas de entender tal assunto? resolveu muitas questões de provas de concursos anteriores dentro do mesmo tempo que fará a prova do concurso? AFINAL você é concorrente de si próprio, em concursos se estuda até passar, corrigindo sua forma de preparação, interagindo com outros colegas .

Lembre-se o importante não é fazer uma boa prova, é fazê-la melhor que os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário