18 de fev. de 2011

O desafio de liderar funcionários desmotivados

Exercer o papel de líder, seja qual for a situação, nunca é fácil. É preciso ter uma série de características para conseguir atingir os objetivos de maneira satisfatória para alcançar o sucesso. Porém, o bom desempenho da liderança não depende só de quem lidera, mas também dos liderados, e trabalhar com funcionários desmotivados pode ser um grande obstáculo.

A motivação é um processo, não um evento isolado. É consequência e não causa. A ausência dela pode vir de problemas conjunturais, estruturais, de infraestrutura, de processos e, até mesmo, da faltade liderança. É preciso saber gerenciar o desânimo e transformá-lo em motivação para que os resultados da equipe sejam satisfatórios.

Algumas razões, que normalmente são responsáveis por esse desinteresse pelo trabalho, podem estar estão no próprio ambiente de serviço. Por exemplo, a falta de reconhecimento, de conhecimento dos objetivos da atividade que realiza, de uma perspectiva de progressão no futuro, os processos mal estruturados, a inadequação das métricas às características da equipe e a relação com os superiores.

Para reverter essa situação desfavorável, é preciso muito esforço para, além de entender as razões da desmotivação dos membros da equipe, saná-las e evitar também que esse problema volte e dissemine para os outros funcionários.

Leia na íntegra uma matéria sobre o assunto e veja algumas medidas essenciais para evitar o problema ou resolvê-lo, caso ele já esteja presente na sua equipe.

Fonte: Efetividade.net

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