13 de dez. de 2011

10 ótimas razões para integrar os líderes

Muito se fala sobre os programas com foco na integração de profissionais que ingressam nas organizações e até mesmo entre aqueles já fazem parte do quadro funcional. Da mesma forma que a integração - para os que iniciam uma nova fase na carreira - é importante para o desempenho desses profissionais na empresas, também se torna relevante realizar esse trabalho junto às lideranças. Isso porque a empresa deve ter uma visão estratégica da atuação dos seus líderes, afinal são eles que mantêm contato mais próximo com os demais colaboradores e isso, por sua vez, os tornam porta-vozes das corporações. Apresento a seguir 10 ótimas razões, para que as empresas desenvolvam atividades que integrem seus gestores.
 
1 - A organização que acredita na importância de integrar suas lideranças cria a rica oportunidade de estreitar o relacionamento entre a alta direção e os líderes. Dessa forma, aumentam as chances de identificar os pontos positivos da gestão, como também aqueles considerados negativos ou falhos, que precisam ser trabalhados rapidamente antes que tragam danos irreversíveis à companhia.
 
2 - Quando a empresa investe em ações que integram suas lideranças, promove-se o fortalecimento da cultura organizacional. Isso porque são os líderes quem estão próximos dos demais colaboradores e se tornam porta-vozes da organização, uma vez que transmitem informações, evitam que os boatos ganhem força nos corredores da organização, entre outras tantas atividades pertinentes a quem comanda uma equipe.
 
3 - Líderes que participam de ações de integração possuem a chance de trocar valiosas experiências adquiridas no dia a dia corporativo. Como exemplo, podemos citar um gestor que enfrenta um momento de conflito dentro da sua equipe e está com dificuldades de resolver o problema. Ao dividir o fato com os demais gestores, outra liderança poderá apresentar uma situação similar que vivenciou com seus liderados e mostrar como solucionou a questão.
 
4 - A integração entre líderes permite que profissionais de gerações diferentes como, por exemplo, os da X e Y cortem arestas existentes e quebrem paradigmas. Quando isso ocorre, estimula-se a soma do conhecimento adquirido ao longo dos anos com a inovação - fator indispensável para uma corporação competitiva, que deseja assegurar seu espaço no mercado.
 
5 - A troca de experiências e o melhor entrosamento entre profissionais de gerações diferentes, geralmente, resultam na abertura para a criatividade. Com o potencial criativo estimulado, surgem novas propostas que podem apresentar-se através de produtos inovadores ou até mesmo ideias que levem à redução de custos.
 
6 - Durante os momentos de integração direcionados aos líderes, a área de Recursos Humanos pode investir no desenvolvimento de competências comportamentais e que são consideradas fundamentais para a organização. Isso permitirá, ainda, que todos os líderes tenham a mesma chance de crescimento e ascensão profissional na empresa. Caberá a eles emprenharem-se para conquistar novos horizontes.
 
7 - Além do desenvolvimento de competências, as ações de integração permitem que os gestores saiam da rotina vivenciada no ambiente de trabalho. Em determinados momentos, algumas empresas optam pelos programas de imersão. Isso permite que os profissionais tenham novas experiências em locais agradáveis e que os fazem ter um melhor aproveitamento no final do processo.
 
8 - A empresa que se preocupa em estimular a integração entre os gestores, cria entre eles laços de afinidades e de espírito de equipe. Hoje, não são raros os casos de companhias que observam uma disputa acirrada entre departamentos, como se um fosse mais ou menos relevante do que o outro. No entanto, todos os profissionais e os departamentos contribuem para o sucesso ou o fracasso do negócio.
 
9 - Diante de um clima organizacional saudável, aonde a competitividade é vista pelos gestores como um processo natural e construtivo, existe uma tendência à atração e à retenção de talentos.

10 - Como qualquer outro profissional, aqueles que ocupam os cargos de liderança também precisam ser valorizados pela organização. Reuni-los apenas para cobrar resultados pode torna-se um fator que influencie o aumento do percentual de turnover.
 

Um comentário:

  1. SER CRIANÇA

    Quero voltar a ser criança
    Correr pelos campos
    Sujar-me com a pureza da terra;
    Banhar-me nas águas da cachoeira
    Conectar-me com a linguagem do mundo
    Traduzindo-o em brincadeiras.

    Quero dialogar com a minha infância
    Descobrir-me em sua rebeldia oculta
    O cúmplice de uma revolta sem feridas

    E titubear sílabas de ordem.

    Quero voltar a ser criança
    Para reconhecer em cada rosto
    Um gesto de bondade.
    Caminhar pelas margens de um rio
    E medir seu mistério;
    Deixar que a chuva molhe minha alma
    Enquanto meu corpo sacia-se em liberdade...

    * Agamenon Troyan
    Autor do livro O ANJO E A TEMPESTADE,

    SKYPE: tarokid18
    TWITTER: @episodiocultura

    ResponderExcluir