13 de dez. de 2011

Coaching: estou pronto para crescer?

Antes de adentrarmos nesta reflexão, vamos esclarecer: o que é o processo de coaching e quais seus objetivos; a quem é destinado; como o mesmo ocorre; alguns dos tipos de trabalhos que existem em coaching.
 
O que é coaching?
 
Sobre as nomenclaturas: Coach / Coachee / Coaching
Coach: Profissional que aplica o processo.
Coachee: Quem recebe o trabalho de coaching.
 
Coaching: É o processo em si.
Coaching é um processo estruturado (começo, meio e fim) que visa a melhoria de habilidades, competências ou comportamentos.
 
Objetivo: o alcance de metas pré-definidas pelo cliente.
 
Como se dá este processo? Dá-se através deste processo estruturado (começo, meio e fim) e de ferramentas de trabalho objetivando:
- A identificação da meta a ser atingida.
- A identificação dos pontos a serem trabalhados.
- A elaboração de plano de ação.
- As estratégias para o atingimento da meta.
- As tarefas.
- A avaliação das ações e do processo.
- O feedback.
 
Coaching Executivo dá-se através de:
- Reuniões semanais ou quinzenais.
- Acordo mútuo: período poderá ser estendido ou reduzido.
- Duração de uma a duas horas.
- Encontros presenciais ou vídeo conferência.
Coaching de Equipes dá-se através de:
- Reuniões mensais, entre quatro a seis encontros.
- Duração: a primeira reunião entre 6 e 8 horas e a partir do segundo encontro, reuniões de três a quatro horas.
- Reuniões presenciais.
- Equipes de até dez pessoas (mesma linha hierárquica ou mesmo projeto).
 
A quem é destinado?
- Profissionais em fase de mudança em suas carreiras.
- Profissionais com novas e desafiadoras responsabilidades.
- Aqueles que desejam desenvolver habilidades específicas.
- Grupos que precisam pensar e atuar como equipe.
 
Tipos de processos em coaching
 
Coaching Executivo - O principal foco deste o trabalho são as habilidades que o cliente necessita desenvolver para desempenhar bem suas funções na organização, possibilitando, dentre outros:
- Mudar hábitos e comportamentos indesejados, crenças irreais e limitantes.
- Conquistar habilidades para lidar com emoções limitantes, como: medo, ansiedade e descontrole.
- Reforçar habilidades já adquiridas.
- Alinhar a atitude profissional aos talentos, visando um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
 
Coaching de Vida (Life Coaching) - Tem como objetivo a capacitação da pessoa na sua autorrealização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, sua missão e seu propósito de vida.
- A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa como: saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, entre outros.
- Atualmente, existem vários nichos de Coaching de Vida, entre eles: Coaching de Casamento, Coaching Financeiro, Coaching para Jovens etc.
 
Coaching de equipes - A equipe é incentivada e desafiada a aprender, melhorar, desenvolver-se, solucionar questões reais para sua melhor performance. A meta é especificada pela empresa. A partir da primeira reunião, dentre outros, são trabalhados os aspectos:
- Foco e organização.
- O pensar e analisar.
- A comunicação entre os membros da equipe.
- O engajamento e o espírito de equipe.
 
 
Quais os resultados que o processo de coaching poderá trazer?

Analisando esta figura, entendemos que todo ser humano possui habilidades, qualidades, conhecimentos e que talvez estejam "fora de seu lugar" (estado atual). Podendo assim fazer com que com que as metas fiquem longe de serem alcançadas. No processo de coaching - com o empenho e o desejo de mudança produzidos pelo coachee, poderá levá-lo a atingir as metas que deseja (estado desejado). E isso nos remete a uma frase de Carl Rogers "Tornar-se a pessoa mais parecida com aquela que quero ser".
Voltando à pergunta que deu origem ao título desse artigo - Coaching: estou pronto para crescer? Para que o processo tenha início, esta pergunta deverá ser respondida com responsabilidade, pois quando decidimos por desenvolver habilidades e novos hábitos, isso demanda trabalho árduo e ações contínuas. Porém, não será um trabalho solitário, o coach estará lado a lado com seu cliente neste caminhar.

Este processo de aprendizado traz consigo expectativas, dúvidas e crenças, naturais em momentos de descobertas. Assim, perguntas surgem: "Estou pronto para crescer e abrir meu pensar e agir diante do novo?"; "O que acontecerá quando eu conquistar minha meta, meus sonhos?"; "E se nada acontecer?"; "E se... "

Se pararmos para avaliar estas questões, podemos dizer que ansiamos por respostas. Como seres humanos, muitas vezes, o novo pode trazer insegurança, isto porque nos prendemos à zona de conforto onde o que já é conhecido e o que está sob nosso controle fazem com que nos apeguemos a uma situação, a um hábito ou a uma crença, mesmo que esses já não nos agradem mais ou nos incomodem.

O processo de coaching possibilita, ainda, que a jornada ao aprender e à conscientização sobre o nosso momento atual e onde queremos chegar - meta - seja feita de forma tranquila e consciente. Sentimos isso logo no início, pois quando estamos em processo de coaching, nosso compasso, nosso tempo de aprendizado é respeitado, sem perder o foco da meta e até que ponto queremos chegar.

Podemos, ao final da jornada de descobertas, perceber que o saber expandiu-se e que nossa mente já não apresenta o mesmo conteúdo de antes. É quando poderemos validar aquela frase do Einstein que dizia que "Toda mente que se abre para o novo, jamais voltará ao tamanho original".

Assim, as experiências vividas unem-se com o novo e proporciona a satisfação única a cada um de nós neste processo de aprendizado e crescimento que, felizmente, optamos em escolher.
E você?...
- Tem metas estabelecidas?
- Tem sua meta por escrito?
- Está pronto para alcançá-la?
Lembre-se de que: tudo começa com sua atitude!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário