30 de jul. de 2018

#1 A pergunta que não quer calar: O que é ser fora de série?




Desde que eu era pequena, minha vó materna, Carmelita, me ensinava que o conhecimento era o nosso maior investimento e que ninguém poderia nos roubar. Que era algo que quanto mais se buscava e se compartilhava, mais se multiplicava. Ela e minha tia Célia sempre me incentivavam a sair da caixinha, a tentar coisas novas, a me reinventar e, principalmente, a me superar. Sim, que eu deveria ir à luta, botar a mão na massa e não desistir daquilo que eu almejava.

Então, desde que me entendo por gente, sempre dei o meu melhor em tudo que eu me propunha a fazer, principalmente aos estudos. De origem simples, a minha única chance de ter uma vida melhor era através dos livros. E foi nisso que eu me agarrei durante todo esse tempo, não me limitando a aprender aquilo que era somente me proposto em aula. Eu sempre queria mais... eu buscava sempre mais... e com isso fui estudando diversas áreas, fui ampliando meus horizontes e tendo uma visão mais sistêmica das coisas, inclusive das organizações.

Em todas que eu passei, nunca me contentei em saber ou fazer atividades somente da minha função. Eu "vestia a camisa" e jogava aonde quer que me colocassem... o meu desejo era aprender, poder ser útil e ajudar a empresa no que ela precisasse.... e assim passei a ser uma profissional multidisciplinar e "hands on", que costuma sair da caixa e da sua zona de conforto, que transfere o que sabe para ajudar a equipe, que inova, que propõe novas soluções à empresa, que está apta para assumir novas posições e/ou desafios etc.

Acredito sim que podemos ser e conquistar o que queremos. Que é preciso ter força de vontade, garra, determinação... que ninguém nasce sabendo, que construímos ao longo do tempo quem somos hoje! E esse processo ainda não acabou... estamos em construção. Estamos em evolução (como pessoas e como profissionais)... que muitas vezes, senão for a maioria delas, só precisamos de UMA OPORTUNIDADE! De alguém que diga: eu confio em você, tente.

E é com essa crença, de que habilidades e conhecimentos podem ser adquiridos/aprimorados ao longo da nossa vida, assim como podemos agregá-los ao nosso dia a dia, que eu tenho permeado meu caminho.

Nos próximos capítulos, relatarei um pouco do que eu já fiz e tenho feito para ser considerada uma #profissionalforadesérie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário