30 de out. de 2018

Muito além da deficiência: um olhar sobre a inclusão dos PCDs nas empresas

Compartilho com vocês, neste artigo, a minha experiência em entrevistar deficientes auditivos e aproveito para fazermos uma reflexão sobre a inclusão dessas pessoas nas empresas. Leiam, curtam, comentem e compartilhem!



Dia 25/09 é o dia nacional do surdo. Para comemorar esta data, fiz uma matéria com os nossos colaboradores deficientes auditivos e a experiência foi sensacional. Sem dúvidas, uma das mais marcantes na minha carreira.

Desde que eu me propus a atuar com comunicação, a minha maior preocupação era que a minha mensagem chegasse a todos os receptores e que os mesmo os pudessem compreendê-la. E essa inquietude se intensificou ainda mais quando as empresas passaram a contratar pessoas com deficiências (PCDs). Como eu poderia me comunicar com os colaboradores, transmitir informações e ministrar treinamentos sem pensar nesse público especificamente? E o primeiro passo foi me matricular em um curso Libras. Não é fácil, confesso, mas vale a pena cada aprendizado desse universo rico em sinais e significados. Puxa, como é bom poder entender e ser entendida (isso vale para mim, mas principalmente para essas pessoas!).

Ainda estou em aprendizado, mas foi maravilhoso entrevistar esse grupo de colaboradores, ora por libras (com a ajuda de um deles que me ajudava quando eu não entendia) ora por leitura labial, sentir o entusiasmo deles, a alegria em fazer parte da organização.

É maravilhoso poder testemunhar a integração deles, sem limitações, à dinâmica laboral, onde a comunicação não representa barreiras ao relacionamento interpessoal e interação com a equipe. Mas o incrível mesmo é saber que há empresas que não contratam deficientes só para cumprir cota, mas porque acreditam e valorizam o potencial desses profissionais.

Aqui é assim! Eles participam ativamente dos eventos e dos programas internos da empresa, dentre eles: o coral (sim, um coral, e eles cantam em libras - lindo!), a SIPAT e palestras diversas (que possuem intérprete para facilitar a compreensão). Um exemplo de inclusão, acessibilidade e diversidade! Tenho orgulho de pertencer a uma organização com essa visão!

E você, me conta, atua, já atuou ou conhece alguma empresa que também tem essa visão de inclusão ? Como é na sua empresa? Tem PCDs? Eles se sentem inseridos na organização? Como vocês se comunicam? O que você pensa sobre o assunto? Quero te ouvir! Deixe seu comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário