9 de set. de 2018

Uma reflexão sobre a gestão do conhecimento a partir de um olhar sobre o Big Data

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”. Paulo Freire

Ontem, tive o privilégio de fazer a cobertura jornalística de um evento cujo tema principal era o Big Data, mas com um olhar para o futuro, levando em consideração essa era exponencial de dados e os sistemas inteligentes para convergência digital na Ciência, Tecnologia e Mercado.

Durante o encontro, o palestrante frisou as alterações que temos vivido diante dos avanços tecnológicos, como isso tem impactado nossas vidas e como poderá se intensificar daqui para frente, mudando drasticamente o nosso cenário atual. Diante disso, venho deixar as minhas considerações para reflexão:

Mude o seu mindset! Entenda que o mundo mudou e está cada vez mais multidisciplinar. Não há verdade absoluta, por isso é importante que você interaja com outras pessoas, dialogue com áreas diferentes da sua e construa o seu conhecimento, mas sem achar que sabe tudo e manter-se numa zona de conforto.

Nos dias atuais, precisamos realizar essa troca de informações, ampliar nossa visão e convergir para um mundo mais respeitoso e colaborativo, podendo antecipar problemas e favorecer a tomada de decisão.

Não entendo porque ainda há pessoas que não gostam de trocar informações, de compartilhar experiências... talvez por pensarem que com isso serão diminuídos, inferiorizados, que vão se "esvaziar" ou, até mesmo, fortalecer o outro (já que conhecimento é poder)... Até quando a competitividade, a soberba, a ganância e o nosso egoísmo prevalecerão sobre a empatia, o respeito e a vida humana?

Você já parou para pensar o quanto pode contribuir com os outros ao dividir suas vivências? Como podemos antecipar e solucionar problemas?

Ninguém sabe tudo e, muito menos, consegue viver sozinho! Então, nada melhor do que trocar conhecimento e experiências, entender que o seu saber não é melhor e nem maior (ou o contrário) do outro, são diferentes e cada um tem uma visão sobre o assunto, até mesmo porque trazemos vivências diferentes, cada um está inserido em um contexto. No final, percebemos que os conhecimentos se complementam, que interagem entre si, e que essa troca é favorável para todos os envolvidos! Ela abre novos caminhos, amplia horizontes e contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos no processo.

E aí, o que você pensa sobre o assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário